A NOSSA HISTÓRIA
A NOSSA HISTÓRIA
Em 2009, da determinação e paixão por vinhos dos filhos e netos e da então proprietária, a Avó “Mariazinha”, com 86 anos, nasceu o projeto Quinta de Santiago “boutique winery”.
Foi a capacidade empreendedora da avó, uma mulher que toda a vida se dedicou à vinha e ao vinho, que esteve na génese do projeto ao desafiar a família a deixar de vender uva e a iniciar um projeto de vinhos próprio. Mulher determinada, de ideias fixas, exigiu desde logo que a marca criada tivesse o nome da família e que a partilha do seu legado fosse acompanhada do regresso às raízes de toda a família. Nós, que vivíamos na cidade com profissões frenéticas, cuja paixão pelo vinho, pela vinha e ruralidade cresceu na sua companhia, assim o fizemos abraçando com garra este seu desafio.
Um projeto familiar, que uniu as 3 gerações da família Santiago, associando a tradição e conhecimentos da geração mais antiga à modernidade e entusiasmo da geração mais jovem na criação de vinhos autênticos que expressassem as características do terroir e, ao mesmo tempo, reflectissem a personalidade desta casta autóctone portuguesa fantástica que é o Alvarinho.
Apostam por essa razão numa pequena produção de Alvarinho como estado de espírito e ideia de negócio focada na qualidade e autenticidade. Uma filosofia que permite conhecer e controlar apaixonadamente todos os momentos da produção da uva e do vinho, cada videira, cada garrafa, garantindo um produto exclusivo e cuidadosamente criado até ao embalamento. A primeira colheita (2012) foi lançada no mercado em 2014.
O rosto deste projeto familiar é a jovem produtora Joana Santiago, cuja paixão pelos vinhos e energia para o trabalho lhe foram claramente legadas pela sua Avó, minhota de gema!