SUSTENTABILIDADE
SUSTENTABILIDADE
O cuidado para com o ambiente, as pessoas e o cuidado da nossa região sempre foram uma prioridade para a nossa família. Só podemos produzir vinhos excecionais se o nosso meio ambiente e a comunidade e empresas com quem trabalhamos forem saudáveis, sustentáveis e resilientes. A nossa avó sempre nos ensinou a respeitar a terra e a quem nela trabalha. Dizia sempre: “só teremos bons vinhos se tivermos as melhores uvas e elas só serão as melhores se cuidarmos, zelarmos e mimarmos a natureza que está diante de nós”… é o que fazemos todos os dias.
Começamos desde logo com a preparação do terreno para a plantação das vinhas, passando pela escolha dos materiais usados na condução das vinhas, bem como nas técnicas culturais ao longo do ciclo da videira, entre as quais cabe destacar: a adopção da prática da produção integrada, a não utilização de herbicidas, a sementeira de cobertos vegetais com espécies que são melíferas ou atractivas para os insectos e que igualmente contribui para a preservação dos teores de água adequados no solo, promovemos o desenvolvimento de flora e fauna que nos ajude a controlar a expansão de doenças, reincorporação de subprodutos da vinha devidamente compostados (películas, folhas, material de poda), fazemos gestão de embalagens, temos uma atitude preventiva relativamente à saúde das vinhas, etc.
Também no que concerne ao recurso à rega temos uma grande preocupação com a preservação dos nossos recursos hídricos pelo que a água é vista como um ativo precioso e o seu uso é gerido de forma consciente apenas quando necessário. Estes são alguns exemplos do trabalho desenvolvido para a promoção da sustentabilidade na Quinta de Santiago e razão pela qual em 2018 foi vencedora do prémio “Vinha e Ambiente” e ainda “Melhor Vinha Prata”. A Quinta de Santiago é ainda “founding member” do The Porto Protocol que visa exatamente estabelecer uma plataforma de partilha e aprendizagem de práticas sustentáveis no sector. É importante partilhar e aprender com a experiência dos outros produtores.